Desenhar mãos parece ser fácil, mas acredite… não é ! Até hoje, muitos artistas ainda tem certas dificuldades para desenhar mãos, inclusive os iniciantes.
Através de muitos gestos que fazemos com as mãos, podemos transmitir expressões como o medo, a raiva, a tristeza, a felicidade e entre outras expressões. Nossas mãos são extremamente expressivas e este pode ser um motivo para que muita das vezes elas sejam tão difíceis de desenhar!
Ao desenhar um personagem, não tente esconder suas mãos de alguma maneira, tente criar as mãos, elas fazem parte do personagem e acredite, seus desenhos ficarão muito melhores com elas desenhadas.
Confira essas dicas e aprenda como desenhar mãos apropriadamente. Não tenha medo de praticar.
Aprendendo a forma para então desenhar as mãos
Aprender a desenhar pode ser difícil, ainda mais quando o fato de desenhar mãos acaba por se tornar um desafio. Mas não se preocupe, tudo é feito através da prática, algo como melhorar suas habilidades no desenho, nada tão complicado.
Estudar como desenhar mãos de um ser humano é crucial, pois sua anatomia é complexa e sua característica é surpreendentemente reconhecida por todo reino animal.
1st – Parte interna das mãos
A mão é composta do tendão, dos ossos e de muito tecido conjuntivo, assim como também de gordura e músculo. Poder ser muito útil esboçar o esqueleto em sua anatomia humana em geral, pois você terá uma noção ainda maior de como desenhar a parte externa da região esquelética.
Ao reparar na forma esquelética, já é possível sobrepor uma vista superficial de como serão as articulações e formato da mão.
2nd – Divida em formas
Na visão esquelética, adicione algumas formas amplas para construir a mão. Use uma cunha achatada como forma para a palma; retângulos para os dígitos e uma forma de lágrima para o polegar.
Aos poucos você vai descobrindo como desenhar mãos, seguindo passos simples, você terá uma ótima base de como desenhar uma mão perfeita desde o início. Você já pode começar a preencher com formas em 3D para colocá-la assim em perspectiva.
3rd – Finalize o formato 3D
Agora você já pode adicionar mais detalhes para sentir ainda mais o 3D no desenho. A cunha achatada para a palma da mão ganha outra dimensão, os dedos se tornam cilindros e as juntas tornam-se esferas.
Este também é um bom momento para trabalhar na proporção e no posicionamento. Observe como a palma da mão é tão longa quanto o dedo médio. Lembre-se de que os dedos nunca são do mesmo tamanho ou perfeitamente retos. A imperfeição faz parte do corpo humano.
Observe o ângulo no qual os dedos terminam. Também podemos ver que o dedo do meio sai direto do meio da mão. Prestar atenção a essas proporções ajudará você a garantir que suas mãos pareçam naturais e precisas.
4th – Posicionamento da forma da mão
Ao separar a mão em formas mais simples e usar o contorno para explorar volumes, você pode começar a organizar a mão em uma variedade de poses sem se preocupar muito com detalhes. Uma vez que você extraiu a versão 3D da sua primeira mão, você pode experimentar algumas de suas próprias poses.
É interessante você utilizar de uma mão real para esboçar um posicionamento, você pode até de utilizar da própria mão, através de uma foto ou só de olhar mesmo… utilize de uma visão plana para ajudar a mantê-la simples para desenhar.
Mantenha os dedos simples e utilize de formas 3D para representá-los.
5th – Proporções, perspectiva e volume
Utilizando sua própria mão como base, desenhe uma mão na visão plana. Faça pequenos cones que o ajudam a indicar o caminho dos cilindros. É muito útil para que você possa entender onde as curvas dos cilindros precisam se dobrar, dando mais realidade às mãos.
Não se atenda a muitos detalhes, busque algo mais simples. Aprenda a usar o lápis com tonalidade mais suave neste estágio de proporções, perspectiva e volume.
6th – Dando forma ao desenho
Tenha cuidado de tomar nota de como as formas se curvam umas às outras e também fique atento à silhueta da mão. Utilize de linhas guia para descobrir onde as formas se transformam no espaço.
Aumente os volumes gradativamente, bem tranquilo…
7th – Detalhes
Agora comece a adicionar os detalhes já em volta das duas primeiras camadas. Você já irá perceber de cara como a forma plana e a forma dos gestos ajudam para você colocar detalhes como rugas e vincos na mão.
Continue com o detalhes, adicione as unhas se possível e construa melhor as laterais da mão.
AO APRENDER A FORMA, TUDO FICA MAIS SIMPLES E COMO DESENHAR MÃOS SE TORNA MAIS FÁCIL.
Passo a passo de como desenhar mãos
Desenharemos em um passo a passo simples para facilitar a ideia de como desenhar uma mão.
Primeiro passo
Comece desenhando um retângulo, algo um pouco maior que um quadrado. Então faça um declive no topo para a direita, dando a essa curva uma descida maior do que a do lado esquerdo, começando já a dar forma a palma da mão.
Segundo passo
Forme as juntas da mão, desenhando quatro círculos no topo com espaçamentos iguais entre eles. Crie um quinto círculo para o polegar localizado na parte inferior esquerda como na imagem.
Terceiro passo
Determine o comprimento de cada dedo fazendo uma régua ao lado da mão, medindo do pulso até as articulações e então duplique este comprimento. A linha superior marca a altura máxima do dedo. Nossos dedos variam em comprimento e como o dedo médio é o mais longo, use-o como referência para encontrar a altura dos outros três dedos. A linha curva foi criada para ajudar a encontrar esta medição.
Quarto passo
Agora iremos localizar cada junta. Faça duas marcações no dedo médio, sendo cada uma das marcações com uma distância menor ou igual a 1/4 da régua. Então desenhe mais duas curvas através destas mesmas marcações para ter a referência das juntas.
Quinto passo
Para cada dedo, desenhe mais dois círculos em cada ponto de encontro das linhas. O tamanho dos círculos variam de pequeno, médio e grande de acordo com sua localização, sendo maior de baixo para cima.
Sexto passo
Para desenhar o polegar, faça uma linha curva a partir do círculo inferior. A altura do dedo dependerá da mão em si, como na imagem. Na metade desta linha, crie um círculo e então crie mais outro círculo com um espaçamento menor para as juntas.
Sétimo e último passo de como desenhar mãos
Agora faça um contorno em volta de toda estrutura. Aumente a forma do contorno com linhas meramente não retas, criando uma certa quantia de gordura para a mão. Aumente ou diminua essa “gordura” de acordo com o estilo de mãos que você deseja criar.
referências FRA
Ideias de mãos com gestos para desenhar
Como desenhar mãos pode parecer fácil, mas nem tanto…
Aprenda ainda como desenhar um NARIZ de vista FRONTAL ! «
Gostaria de consultar um profissional com dúvidas ou problemas em relação aos seus desenhos?
Conheça o treinamento online com a maior taxa de alunos satisfeitos do Brasil e aprenda a desenhar ao nível do realismo, nele você pode estudar ilustrações digitais a sério com instrução profissional.
ACESSE AGORA !
Albino Viana
Gostei das técnicas … bem explicadas.
Leunam Oliveira
Fico feliz em ver que gostou! 🙂
YanTears
Já pensou em criar uma comunidade para desenhistas? não sei ao certo… Não encontro nenhuma, me faz pensar que a maioria dos desenhistas brasileiros são desunidos … Parabéns pelo seu trabalho, ta me ajudando!
Leunam Oliveira
A ideia não é ruim! seria uma boa criar uma algum dia. E fico feliz que você está sendo ajudado!
Eduardo Albuquerque
Obrigado pelo explicação, ajudou muito!!!
Leunam Oliveira
Fico feliz que ajudou! (: