É muito comum cometer erros, especialmente quando você está começando a praticar alguma coisa.
Listei aqui alguns erros que iniciantes cometem na arte de como desenhar e também o que fazer para não cometer tal erro.
E claro, digo erros, mas se você se sente bem a utilizar tal forma de desenhar, se sinta bem a fazer o que achar melhor.
Vamos atribuir isso tudo como… dicas. 😉
Tudo faz parte da experiência, permitindo você a evoluir como um desenhista.
Erros comuns de como desenhar
1. Utilizar lápis com grafite muito duro
O lápis que a maioria usa e tem na gaveta da sua estante geralmente é do tipo HB. Isso significa que seu grafite é muito duro e com tonalidade forte para fazer sombreamento por exemplo. Um lápis com uma maior leveza seria o mais indicado, ou seja, utilize um lápis B ou 2B. Você verá a diferença logo de cara ao trocar o lápis. Mas claro, coloco aqui como um erro, você pode muito bem utilizar o lápis que desejar.
Lápis como o HB, os traços são difíceis de serem apagados, enquanto os mais suaves como o 2B, podem ser totalmente apagados sem muita dificuldade.
2. Proporção de tamanho
O alvo mais comum do erro de proporção de tamanho, são os olhos e a cabeça. É muito comum iniciantes fazerem ambos maiores do que deveriam ser… claro, se você quer exagerar no tamanho e fazer isso de um estilo próprio, não será problema algum. Hoje em dia mesmo, grandes artistas retratam suas artes com cabeças enormes e o corpo totalmente desproporcional, mas fazem isso de propósito.
Ter proporções corretas é fundamental para quem está iniciando.
3. Utilização de linhas grossas
Utilizar só linhas grossas irá resultar em uma verdadeira bagunça em seus desenhos, principalmente se você desenhar uma grande quantidade de grama em seu cenário. Utilize linhas finas, mais fracas e aprenda a usar formas e sombras para produzir textura.
4. Ignorar o fundo do desenho
Iniciantes tendem a concentrar todo o seu tempo desenhando sem dar atenção ao fundo da imagem. Ao desenhar, imagine um fundo para a imagem e não deixe para desenhar somente figuras isoladas.
5. Não se prenda a só um tipo de desenho
No início, é importante que você tenha mente aberta sobre o que desenhar. Não se limite a somente um determinado conjunto de assunto. Você descobrirá desenhando que, há muita coisa, muitos tipos de desenhos que você irá gostar de desenhar e não somente aquilo que você acha que gosta. Aprender como desenhar de tudo faz parte do jogo.
6. Mãos e pés
Geralmente mãos e pés não recebem a devida atenção por não se tratar da parte principal do desenho. E não são fáceis de desenhar corretamente. Aprenda a desenhá-las, gaste um tempo fazendo isso… você verá como o desenho se tornará melhor somente a partir dessas extremidades.
7. Ser perfeccionista
Não perca seu tempo apagando tudo o que você faz no desenho. Você irá cometer erros sim, mas não deixe que isso faça com que você não termine sua obra. A habilidade de como desenhar vem com o tempo. Comece o desenho, apague o que realmente é necessário e termine seu projeto. Com a prática, você irá descobrir o que não funcionou no desenho anterior e fará a correção no desenho de agora.
Tudo cabe a você de explorar algo que pode ter sido ruim no passado e melhorar no presente.
8. Desenhar só para você
O progresso em tudo na vida, na maior parte das vezes, vem de opiniões alheias. Aceite críticas construtivas, não seja o único a dar a opinião, não fique guardando o desenho só para você. Mesmo que você ache que o projeto está bom, procure opiniões de outras pessoas.
Eu não sei você, mas eu, em quase tudo que faço, nunca acho que está bom e sempre busco uma segunda opinião para tal assunto.
9. Ser uma cópia
Seja objetivo, se inspire, mas não copie. Não tente ser um charlatão, que só copia dos outros… busque seu próprio caminho. Não tente desenhar exatamente igual aos artistas que você admira ou conhece. Use-os para aprender e assim adaptar ao seu próprio estilo.
10. Se prender muito ao que artigos informam
Afinal, desenhar é uma forma de diversão, um hobbie… para muitos é tratado também como uma forma de ganhar a vida. Eu disse aqui vários erros de como um iniciante acaba por cometer, mas não se prenda muito ao o que uma fonte lhe diz… tratemos isso tudo como dicas. O importante é você gostar do que está fazendo e não se prender muito em algo porque alguém disse que deveria ser feito.
Happy drawing !
Gostaria de consultar um profissional com dúvidas ou problemas em relação aos seus desenhos?
Conheça o treinamento online com a maior taxa de alunos satisfeitos do Brasil e aprenda a desenhar seus personagens favoritos, nele você pode estudar ilustrações digitais a sério com instrução profissional.
ACESSE AGORA !
Deixe um comentário